quinta-feira, 15 de outubro de 2009

video muito esclarecedor

The video above shows UK Foreign Secretary David Miliband and Climate Change Secretary Ed Miliband at a joint press conference speaking about the pressing issue of climate change and how it related to the upcoming UN Climate Change Conference in Copenhagen in December.

http://www.youtube.com/watch?v=--r3D42Suao&feature=player_embedded#at=45

O dia deu em chuvoso



Eis que chegou o Blog Action Day. Cá estou eu fazendo minha parte nessa grande manifestação na internet pela discussão sobre mudança climática. Nesses dias, é difícil encontrar alguma coisa que valha um engajamento. Discutir meio ambiente exige um certo conhecimento, mas principalmente muita paciência, porque se trata de um assunto muito complexo, que envolve desde as grandes catástrofes até hábitos individuais de consumo. É uma questão política abrangente, pois recruta as pessoas a articular fenômenos como migrações e emissão de gases poluentes, desenvolvimento econômico e diversidade cultural. Na correria do dia a dia - aliás cabe perguntar: precisa ser assim? - não nos damos conta de tanta complexidade. Falar é até fácil, porque a informação circula e aparentemente - de acordo com as estatísticas - as pessoas estão conscientes dos riscos ambientais caso esse modelo de desenvolvimento não seja revisto, mas a mudança de comportamento está ainda muito longe. Como convencer-se de que é preciso consumir menos pacotes, latas, plásticos, comida, roupa, informação? Sim, porque até informação demais faz mal à saúde, tanto do cidadão consumista como da sociedade. Como esclarecer que o consumo excessivo gera problemas para a gestão do lixo e para a educação das crianças? Alguém perguntaria qual a relação disso com a mudança climática. Bem, tudo. É preciso rever e reverter o modelo de desenvolvimento que toma a natureza como fonte inesgotável de recursos. Repensar nossos valores e formas de satisfação de necessidades. Nunca algo foi tão difícil de resolver quanto urgente, fundamental, imprescindível. As pessoas não percebem o perigo a não ser quando já é tarde demais. Daí que o ambientalismo é essa força que mobiliza a comunidade científica, política e intelectual. Taí uma grande oportunidade para a mídia também mudar sua orientação e mostrar sua importância na politização das questões. Essa ação blogueira na qual me engajo hoje (e sempre) é uma tentativa muito nobre ainda que modesta: agendar o público para que fale de coisas realmente importantes.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Já que o assunto é clima...

Toda vez que a gente quer se referir à energia de um ambiente ou de uma interação, geralmente recorremos a expressões do tipo "que climão", "pintou um clima", "o clima não era favorável"... De uma certa maneira, "clima" estabelece uma relação de significação entre uma situação concreta e as infinitas possibilidades de interpretação daquele entorno difícil de verbalizar. Não importa se o "clima" era bom ou ruim, ou nenhuma das duas coisas, mas era algo significativo, que o torna digno de ser dizível, ainda que haja uma certa dificuldade para tal. Tentarei encontrar um significante mais plausível, e também mais adequado à discussão que se propõe no Blog Action Day. O clima sem aspas. No último feriado, abriu o maior solão no sábado. Eu estava em Curitiba curtindo aquele clima do qual, quando falamos, geramos um outro "clima" - naquilo que Barthes chamou de conotação: não era só o clima sem graça, nublado e úmido como há muito tempo se suporta reclamando; era também um "clima" sem graça, desanimado e desanimador, uma marca da cidade e até um tom de voz e de discurso. Bem, o sol saiu (só esse verbo dava uma análise semiológica) e junto com ele saíram sorrisos e esperanças em climas melhores. Resolvi com a família ir até Ponta Grossa, onde o clima é mais seco e a chance de chover é menor. Sol, calorzinho. Noite de domingo e o temporal com vento e frio subsequente. Curiosamente, foi a segunda vez que em Ponta Grossa isso acontece: chuva de fazer tremer as janelas e acordar a gente às seis da manhã. O contexto também se repetia: eu fui atacada pela insônia e meu filho teve uma noite ruim. Talvez não seja só o clima da primavera que é meio louco mesmo. Talvez seja o "clima" daquela cidade meio estranha. Sem poder sair de casa, fica sempre aquele "climão" de perda de tempo num feriado fora de casa. Foi voltar para o sol aparecer. Ainda que no mesmo "clima" frio curitibano de sempre.

domingo, 4 de outubro de 2009

Blog Action Day

No próximo dia 15 de outubro acontece a terceira edição do Blog Action Day, que este ano discute mudança climática. O BAD é uma iniciativa que tem como objetivo mobilizar os blogueiros de todo o planeta para que neste dia o tema de todos eles seja o proposto. Assim, nos meus próximos posts, vou discutir isso, tentar espalhar a idéia - já que estou eu também mobilizada. O site é http://blogactionday.org e o vídeo promocional está no youtube http://www.youtube.com/watch?v=3CnIJ19EVMo&feature=fvste1
Até mais.